Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Trabalhos vencedores do PJC em 2023 conquistam premiação nacional em Brasília

Os repórteres João Brito, da TV Gazeta, e Luciano Rosetti, da TV Tribuna, representaram o Espírito Santo na disputa

Trabalhos vencedores do PJC em 2023 conquistam premiação nacional em Brasília

Dois trabalhos que venceram a 16ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC), realizada em 2023, receberam um novo reconhecimento. As produções dos jornalistas João Brito, da TV Gazeta, e Luciano Rosetti, da TV Tribuna, concorreram e ganharam o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB.

A cerimônia que relevou os trabalhos vencedores ocorreu na noite de ontem (terça-feira, 3/12), em Brasília. Os profissionais disputaram uma categoria inédita na premiação, intitulada “Imprensa”, na subcategoria “Telejornalismo”. O objetivo foi reconhecer materiais jornalísticos que promoveram o cooperativismo.

A indicação dos jornalistas foi feita pelo Sistema OCB/ES. Para a escolha dos trabalhos que representariam o estado na disputa nacional, a organização estadual optou indicar as produções que já haviam passado pelo processo de seleção e avaliação no 16º PJC, enviando os trabalhos vencedores do prêmio estadual.  

Depois de ter conquistado o segundo lugar no PJC em 2023, João Brito foi coroado com o troféu de ouro (primeiro lugar) no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.  O jornalista conquistou a posição com a reportagem intitulada “Com o empreendedorismo, cooperativa em Domingos Martins muda vida de produtores rurais”, que fala sobre a Coopram.

Para o repórter da TV Gazeta, a conquista foi a certificação do trabalho que realizou. “Quando vamos para o campo contar histórias, buscamos retratá-las da maneira mais clara possível, passando para a audiência o valor e o significado que aquelas pessoas têm. Alcançar uma premiação nacional, concorrendo com outras reportagens de todo o Brasil, torna tudo ainda mais esplêndido", comemora.

Brito reafirmou o orgulho de ter representado o Espírito Santo na premiação. “Representar o nosso estado também é uma das grandes vitórias da noite. Eu e o Luciano éramos os únicos representantes do Espírito Santo, e subir ao palco tendo o nome do estado lido pela apresentadora foi impactante. Mostra que o estado é muito forte, talentoso e que pode conquistar esse e vários outros prêmios no Melhores do Ano”, avaliou.

Já o repórter da TV Tribuna, Luciano Rosetti, conquistou o nível prata (segundo lugar) com a série de reportagem “Elas – A força do Espírito Santo”, que retratou mulheres que ocupam cargos de liderança em cooperativas capixabas.  Na 16ª edição do PJC, ele levou o primeiro lugar das categorias Telejornalismo e Voto Popular com essa série.

Em 2024, o jornalista também foi premiado na 17ª edição do PJC com outra série de reportagens, dessa vez sobre práticas de sustentabilidade das cooperativas capixabas. O profissional comentou sobre a alegria da conquista dupla. “Foi um espaço de quatro dias entre a premiação regional e a nacional. Ter a oportunidade de viver essa alegria dupla tem um sabor muito especial”, comentou.

Rosetti completou dizendo que a vitória o motiva a buscar mais histórias sobre o cooperativismo para contar. “Esse é um dos brilhos do cooperativismo: as histórias! E nós, que temos a missão de contá-las, somos muitos privilegiados”, pontuou.