Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Categoria Radiojornalismo: tudo o que você precisa saber para concorrer

Confira o que é o cooperativismo, as vantagens de participar do 18° PJC, as regras da categoria Radiojornalismo, como se inscrever e trabalhos que já foram premiados

Categoria Radiojornalismo: tudo o que você precisa saber para concorrer

A partir da década de 1920 o jornalismo no Brasil começou a ganhar espaço em um novo canal: as estações de rádio. Precedida pelo tradicional jornalismo impresso, a linguagem das rádios estimulou o surgimento de um novo formato jornalístico, o radiojornalismo. A partir daí, a população pôde acompanhar com ainda mais facilidade e rapidez as notícias e informações que até então estavam concentrados em materiais impressos.

Sabendo da importância desse canal de comunicação e da dedicação dos profissionais da imprensa para disseminar fatos e histórias nesses meios de comunicação, desde o início o Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) conta com a categoria Radiojornalismo. A primeira edição do prêmio aconteceu em 2007 e, daí em diante, vem reconhecendo profissionais da imprensa que utilizam sua voz para disseminar informações.

Com a ascensão dos podcasts, em 2023 a premiação também passou a aceitar a inscrição de conteúdos gravados em formato de programas de rádio e disponibilizados em plataformas de streaming de áudio. Em 2025, videocasts publicados em plataformas de vídeo também passam a ser aceitos, embora a imagem não seja avaliada pelo júri técnico.

Essas novidades trazem ainda mais possiblidades para os profissionais da imprensa participarem do prêmio de jornalismo, acompanhando as novas dinâmicas do mercado.

Se você produz ou tem interesse em criar materiais jornalísticos para rádios, podcasts ou videocasts, o nosso prêmio é uma ótima chance para dar visibilidade ao seu trabalho.

Leia o nosso artigo até o fim para entender mais sobre o cooperativismo e sobre o nosso prêmio, descobrir as vantagens de participar dessa iniciativa, conhecer as regras para concorrer na categoria Radiojornalismo e ver trabalhos que já foram premiados.

 

O que é o cooperativismo?

O cooperativismo é um modelo de negócio que alia desenvolvimento econômico e social e é muito buscado por quem quer empreender coletivamente. Presentes em todo o mundo, as cooperativas são formadas por pessoas que trabalham para alcançar objetivos em comum e desfrutar de benefícios que, sozinhas, elas não conseguiriam ou teriam dificuldade de acessar.

Existem cooperativas que vendem produtos e outras que focam na oferta de serviços. No Brasil, elas estão organizadas em oito ramos de atuação: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Saúde; Seguros; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Transporte. Elas se adaptam a diferentes realidades e são eficazes em gerar prosperidade para pessoas que querem crescer a partir da cooperação.

No Espírito Santo existem mais de 100 delas, distribuídas nos 78 municípios do estado. Elas são referência em diversos setores da economia, do campo às zonas urbanas, e ajudam a fomentar o desenvolvimento local das cidades onde estão alocadas.

Descubra mais sobre o cooperativismo no site do SomosCoop.

 

Vantagens de participar do prêmio

Ao se inscrever no PJC, os profissionais da imprensa têm a oportunidade de mostrar a relevância do seu trabalho e ter o seu talento e dedicação reconhecidos. Na categoria Radiojornalismo, duas produções serão premiadas. A mais bem avaliada pelo júri técnico receberá um prêmio de R$ 9.000,00, enquanto a produção com a segunda maior nota receberá R$ 6.300.00. Ambos também receberão troféus.

“Mas e se eu não ganhar?” Tudo bem não ser um dos vencedores, pois só de estar entre os cinco finalistas da sua categoria, você poderá participar da cerimônia de premiação do 18° PJC e ainda concorrer ao Voto Popular, cujos prêmios são os mesmos das categorias técnicas. Os finalistas também receberão um certificado reconhecendo a qualidade dos materiais inscritos.

Além disso, os candidatos terão a oportunidade de conhecer novas realidades e histórias no âmbito do cooperativismo capixaba, expandindo seus conhecimentos sobre um dos modelos de negócio mais colaborativos do mundo.

Viu só quantas vantagens? A seguir, saiba quais são as regras da categoria e como concorrer!

 

Regras da categoria Radiojornalismo

Agora que você conheceu os benefícios de participar do nosso prêmio, fique por dentro das regras da categoria Radiojornalismo para garantir a sua classificação e aumentar as suas chances de ser um vencedor ou uma vencedora. Tire as suas dúvidas a seguir!

Confira também o checklist da categoria Radiojornalismo.

 

Quem pode participar?

Podem participar da categoria Radiojornalismo os profissionais da imprensa graduados em jornalismo e que possuem o registro de jornalista. Os candidatos devem atuar ou ter atuado, à época da divulgação das reportagens, em veículos de jornalismo do Espírito Santo.

 

Quais temas posso abordar?

A escolha das pautas jornalísticas é livre, mas elas devem fazer referência direta a histórias, produtos, serviços, ações e projetos realizados pelas cooperativas capixabas. Portanto, é obrigatório citar pelo menos uma das mais de 100 cooperativas que atuam no Espírito Santo e estão registradas no Sistema OCB/ES.

Você também pode ter ideias ao consultar sugestões do nosso Banco de Pautas, um documento que já conta com mais de 50 indicações de pautas e contatos para facilitar a apuração.

 

Qual o prazo de veiculação e inscrição?

Serão aceitos materiais veiculados entre 11 de outubro de 2024 e 27 de setembro de 2025. Já as inscrições podem ser feitas no site do prêmio entre 1° de julho e 28 de setembro deste ano.

 

Onde posso publicar a reportagem?

Serão aceitas reportagens veiculadas em emissoras de rádio FM ou virtuais, com concessão no Estado do Espírito Santo. Também podem ser inscritos podcasts disponibilizados em plataformas de streaming de áudio ou videocasts hospedados em plataformas de vídeo, desde que sejam pautados por valores jornalísticos e tenham sido veiculados em perfis oficiais de veículos da imprensa capixaba.

 

Posso concorrer com mais de um trabalho?

Sim, desde que as pautas dos trabalhos sejam diferentes. Obedecendo a esse critério, o candidato pode inscrever quantos materiais quiser na categoria Radiojornalismo. Lembrando que ao inscrever o trabalho nesta categoria, não é permitido que o material concorra nas demais.

 

Quais especificações técnicas o material deve apresentar?

Os critérios, destalhados na página 16 do regulamento, são:

  • Ter no mínimo 1 minuto e 30 segundos;
  • Possuir conteúdo original e em Língua Portuguesa;
  • Identificar a autoria do candidato via áudio*;
  • Ter sido publicado em veículo jornalístico sediado no Espírito Santo.

*Caso não seja possível, enviar declaração confirmando a autoria

 

Quais arquivos são exigidos na inscrição?

Após realizar o cadastro no site do prêmio, o candidato deverá prosseguir com a inscrição da sua reportagem. Na categoria Radiojornalismo, são exigidos os seguintes documentos:

  • Diploma do curso de Jornalismo (ou certificado oficial de conclusão de curso) dentro da validade e contendo o nome do profissional;
  • Registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dentro da validade e contendo o nome do profissional;
  • Link do material originalmente veiculado (item opcional);
  • Cópia do áudio originalmente veiculado, em formato MP3, respeitando o tamanho máximo do arquivo, conforme informado no site do 18º PJC;
  • Declaração assinada pelo editor ou similar confirmando a autoria, em caso de trabalho sem autoria expressa (acessar modelo);
  • Declaração assinada pelo editor ou similar confirmando a veiculação do trabalho dentro do prazo estabelecido (acessar modelo).

Nesta edição, os candidatos terão entre 00:00 do dia 7 de outubro de 2025 até 23:59 do dia 8 de outubro de 2025 (48 horas) para realizar os ajustes das documentações que necessitarem de correção.

Atenção! Todas as regras e informações sobre o 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) estão detalhadas no regulamento da premiação. Leia o documento atentamente antes de submeter o seu material.

 

Como me inscrevo?

A inscrição no prêmio é bem simples! Basta criar uma conta no site do 18° PJC, na área do inscrito e depois fazer o login com o seu e-mail e a senha que criou.

Na área do inscrito, você poderá inscrever quantos trabalhos desejar. Para cada trabalho, é preciso preencher os campos solicitados, anexando os documentos necessários dentro das especificações técnicas informadas.

Após isso, você pode salvar seu trabalho como rascunho, se ainda quiser alterar alguma informação. Se tiver certeza de que está tudo certo, bata submetê-lo, mas lembre-se que não será possível fazer qualquer alteração após o envio definitivo.

 

Trabalhos que já foram premiados

Se está buscando inspirações de peso para o seu trabalho, confira as produções que foram premiadas na categoria Radiojornalismo nas duas últimas edições do PJC.

 

16° PJC (2023)

1° lugar 

Nome: Gabriela Jucá

Trabalho: Abelhas "invadem" escolas capixabas e espalham aprendizado para o equilíbrio ambiental

Veículo: Rádio BandNews FM Espírito Santo

Ver trabalho

 

2° lugar 

Nome: Isaac Ribeiro

Trabalho: Comunidades quilombolas criam cooperativas para garantir renda e vida digna no ES

Veículo: CBN Vitória

Ver trabalho

 

17° PJC (2024)

1° lugar

Nome: Patricia Vallim 

Trabalho: Câncer de Mama - A ajuda que previne e dá esperança 

Veículo: Rádio CBN Vitória 

Ver trabalho

 

2° lugar

Nome: Bruno Faustino 

Trabalho: Diversidade, Equidade, Inclusão. Isso é Coop! 

Veículo: Negócio Rural

Ver trabalho