Categoria Cinegrafia: tudo o que você precisa saber para concorrer
Confira o que é o cooperativismo, as vantagens de participar do 18° PJC, as regras da categoria Ano Coop e como se inscrever
No âmbito do jornalismo, os bastidores são tão importantes quanto as reportagens que assistimos, e os repórteres cinegrafistas são os responsáveis por nos transportar para perto de pessoas e locais que nos contam fatos e histórias. Junto aos repórteres, os cinegrafistas dão vida e ambientam as reportagens, por meio de enquadramentos, técnicas e uma sensibilidade que são capazes de prender a nossa atenção e até de nos emocionar.
Para valorizar o trabalho desenvolvido por esses profissionais na imprensa local, o Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) possui uma categoria para eles desde a 7ª edição, realizada em 2013.
A partir dessa mudança, os trabalhos que até então só eram inscritos pelos repórteres na categoria Telejornalismo também começaram a ser submetidos pelos cinegrafistas, dando visibilidade e reconhecimento à participação desse público na produção do material.
O intuito do prêmio é continuar dando prestígio aos cinegrafistas, dada a relevância desses profissionais no meio jornalístico. Por isso, nesta 18° edição, convidamos esses atores a participarem da iniciativa e inscreverem suas reportagens sobre o cooperativismo capixaba.
Leia o nosso artigo até o fim para entender mais sobre o cooperativismo e o nosso prêmio, descobrir as vantagens de participar dessa iniciativa, conhecer as regras para concorrer na categoria Cinegrafia e ver trabalhos que já foram premiados.
O que é o cooperativismo?
O cooperativismo é um modelo de negócio que alia desenvolvimento econômico e social e é muito buscado por quem quer empreender coletivamente. Presentes em todo o mundo, as cooperativas são formadas por pessoas que trabalham para alcançar objetivos em comum e desfrutar de benefícios que, sozinhas, elas não conseguiriam ou teriam dificuldade de acessar.
Existem cooperativas que vendem produtos e outras que focam na oferta de serviços. No Brasil, elas estão organizadas em oito ramos de atuação: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Saúde; Seguros; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Transporte. Elas se adaptam a diferentes realidades e são eficazes em gerar prosperidade para pessoas que querem crescer a partir da cooperação.
No Espírito Santo existem mais de 100 delas, distribuídas nos 78 municípios do estado. As cooperativas são referência em diversos setores da economia, do campo às zonas urbanas, e ajudam a fomentar o desenvolvimento local das cidades onde estão alocadas.
Descubra mais sobre o cooperativismo no site do SomosCoop.
Vantagens de participar do prêmio
Ao se inscrever no PJC, os profissionais da imprensa têm a oportunidade de mostrar a relevância do seu trabalho e ter o seu talento e dedicação reconhecidos. Na categoria Cinegrafia, duas produções serão premiadas. A mais bem avaliada pelo júri técnico receberá um prêmio de R$ 9.000,00, enquanto a produção com a segunda maior nota receberá R$ 6.300.00. Ambos também receberão troféus.
“Mas e se eu não ganhar?” Tudo bem não ser um dos vencedores, pois só de estar entre os cinco finalistas da sua categoria, você poderá participar da cerimônia de premiação do 18° PJC e ainda concorrer ao Voto Popular, cujos prêmios são os mesmos das categorias técnicas. Os finalistas também receberão um certificado reconhecendo a qualidade dos materiais inscritos.
Além disso, os candidatos terão a oportunidade de conhecer novas realidades e histórias no âmbito do cooperativismo capixaba, expandindo seus conhecimentos sobre um dos modelos de negócio mais colaborativos do mundo.
Viu só quantas vantagens? A seguir, saiba quais são as regras da categoria e como concorrer!
Regras da categoria Cinegrafia
Agora que você conheceu os benefícios de participar do nosso prêmio, fique por dentro das regras da categoria Cinegrafia para garantir a sua classificação e aumentar as chances de ser um vencedor ou uma vencedora. Tire as suas dúvidas a seguir!
Confira também o checklist da categoria Cinegrafia.
Quem pode participar?
Podem participar da categoria Cinegrafia profissionais da imprensa que possuem registro profissional de repórteres cinegrafistas. Os candidatos devem atuar ou ter atuado, à época da divulgação das reportagens, em veículos de jornalismo do Espírito Santo.
Quais temas posso abordar?
A escolha das pautas jornalísticas é livre, mas elas devem fazer referência direta a histórias, produtos, serviços, ações e projetos realizados pelas cooperativas capixabas. Portanto, é obrigatório citar pelo menos uma das mais de 100 cooperativas que atuam no Espírito Santo e estão registradas no Sistema OCB/ES.
Você também pode ter ideias ao consultar sugestões do nosso Banco de Pautas, um documento que já conta com mais de 50 indicações de pautas e contatos para facilitar a apuração.
Qual o prazo de veiculação e inscrição?
Serão aceitos materiais veiculados entre 11 de outubro de 2024 e 27 de setembro de 2025. Já as inscrições podem ser feitas no site do prêmio entre 1° de julho e 28 de setembro deste ano.
Onde posso publicar a reportagem?
Podem ser inscritas reportagens que tenham sido produzidas e veiculadas em emissoras de TV abertas com concessão no Espírito Santo. Também serão aceitos trabalhos veiculados nacionalmente, desde que produzidos por veículos locais. Dessa forma, matérias de emissoras afiliadas do estado transmitidas em programas nacionais são aceitas.
Posso concorrer com mais de um trabalho?
Sim, desde que as pautas dos trabalhos sejam diferentes. Obedecendo a esse critério, o candidato pode inscrever quantos materiais quiser na categoria Cinegrafia.
O repórter também pode inscrever a reportagem?
Sim. Os repórteres que protagonizam a reportagem podem submeter o mesmo material e concorrer ao prêmio, mas na categoria Telejornalismo. Ou seja, a reportagem poderá concorrer às duas categorias (Telejornalismo e Cinegrafia), dentro da área a ser avaliada pelos jurados.
Quais especificações técnicas o material deve apresentar?
Os critérios, destalhados na página 13 do regulamento, são:
- Ser reportagem com duração mínima de 1 minuto e 30 segundos;
- Identificar a autoria via gerador de caracteres (GC)*;
- Possuir conteúdo original e em Língua Portuguesa;
- Ter sido veiculado em emissora de televisão aberta, com concessão no Estado do Espírito Santo ou em rede nacional, desde que produzido por veículo local.
*Caso não seja possível, enviar declaração confirmando a autoria
Quais arquivos são exigidos na inscrição?
Após realizar o cadastro no site do prêmio, o candidato deverá prosseguir com a inscrição da sua reportagem. Na categoria Cinegrafia são exigidos os seguintes documentos:
- Registro profissional de cinegrafista dentro da validade e contendo o nome do profissional.
- Cópia do vídeo originalmente veiculado;
- Declaração assinada pelo editor ou similar confirmando a autoria, em caso de trabalho sem autoria expressa (acessar modelo);
- Declaração assinada pelo editor ou similar confirmando a veiculação do trabalho dentro do prazo estabelecido (acessar modelo);
- Link do material veiculado (opcional).
Nesta edição, os candidatos terão entre 00:00 do dia 7 de outubro de 2025 até 23:59 do dia 8 de outubro de 2025 (48 horas) para realizar os ajustes das documentações que necessitarem de correção.
Atenção! Todas as regras e informações sobre o 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) estão detalhadas no regulamento da premiação. Leia o documento atentamente antes de submeter o seu material.
Como me inscrevo?
A inscrição no prêmio é bem simples! Basta criar uma conta no site do 18° PJC, na área do inscrito, e depois fazer o login com o seu e-mail e a senha que criou.
Na área do inscrito, você poderá inscrever quantos trabalhos desejar. Para cada trabalho, é preciso preencher os campos solicitados, anexando os documentos necessários dentro das especificações técnicas informadas.
Após isso, você pode salvar seu trabalho como rascunho, se ainda quiser alterar alguma informação. Se tiver certeza de que está tudo certo, bata submetê-lo, mas lembre-se que não será possível fazer qualquer alteração após o envio definitivo.
Trabalhos que já foram premiados
Se está buscando inspirações de peso para o seu trabalho, confira as produções que foram premiadas na categoria Cinegrafia nas duas últimas edições do PJC.
16° PJC (2023)
1° lugar
Nome: Archimedis Patrício
Trabalho: Empreendedorismo rural está mudando a vida de produtores de Domingos Martins
Veículo: TV Gazeta
2° lugar
Nome: Franscisco Abreu
Trabalho: Aroma de herança: Família mantém tradição do café viva na 5ª geração
Veículo: TV Tribuna
17° PJC (2024)
1° lugar
Nome: Archimedis Patrício
Trabalho: O estado é o sexto maior produtor de borracha do país
Veículo: TV Gazeta
2° lugar
Nome: Rodrigo Eduardo
Trabalho: Banana também é coop
Veículo: TV Tribuna