Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Categoria Ano Coop: tudo o que você precisa saber para concorrer

Confira o que é o cooperativismo, as vantagens de participar do 18° PJC, as regras da categoria Ano Coop e como se inscrever

Categoria Ano Coop: tudo o que você precisa saber para concorrer

Em reconhecimento ao potencial transformador do cooperativismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Essa decisão coloca o movimento cooperativista em destaque e reforça o seu papel como agente de desenvolvimento econômico sustentável e promotor da responsabilidade social.

Para dar ênfase a esse marco, o 18° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) conta com a categoria especial Ano Coop exclusiva para 2025. A novidade é mais uma oportunidade para os profissionais da imprensa capixaba participarem do prêmio.

Leia o nosso artigo até o fim para entender mais sobre o cooperativismo e o nosso prêmio, descobrir as vantagens de participar dessa iniciativa, conhecer as regras para concorrer na categoria AnoCoop e saber como se inscrever.

 

O que é o cooperativismo?

O cooperativismo é um modelo de negócio que alia desenvolvimento econômico e social e é muito buscado por quem quer empreender coletivamente. Presentes em todo o mundo, as cooperativas são formadas por pessoas que trabalham para alcançar objetivos em comum e desfrutar de benefícios que, sozinhas, elas não conseguiriam ou teriam dificuldade de acessar.

Existem cooperativas que vendem produtos e outras que focam na oferta de serviços. No Brasil, elas estão organizadas em oito ramos de atuação: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Saúde; Seguros; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; e Transporte. Elas se adaptam a diferentes realidades e são eficazes em gerar prosperidade para pessoas que querem crescer a partir da cooperação.

No Espírito Santo existem mais de 100 delas, distribuídas nos 78 municípios do estado. Elas são referência em diversos setores da economia, do campo às zonas urbanas, e ajudam a fomentar o desenvolvimento local das cidades onde estão alocadas.

Descubra mais sobre o cooperativismo no site do SomosCoop.

 

Vantagens de participar do prêmio

Ao se inscrever no PJC, os profissionais da imprensa têm a oportunidade de mostrar a relevância do seu trabalho e ter o seu talento e dedicação reconhecidos. Na categoria Ano Coop, um trabalho será premiado. O ganhador receberá um prêmio de R$ 6.300.00 e um troféu.

“Mas e se eu não ganhar?” Tudo bem não ser um dos vencedores, pois só de estar entre os finalistas da categoria, você poderá participar da cerimônia de premiação do 18° PJC. Os finalistas também receberão um certificado reconhecendo a qualidade dos materiais inscritos.

Além disso, os candidatos terão a oportunidade de conhecer novas realidades e histórias no âmbito do cooperativismo capixaba, expandindo seus conhecimentos sobre um dos modelos de negócio mais colaborativos do mundo.

Viu só quantas vantagens? A seguir, saiba quais são as regras da categoria e como concorrer!

 

Regras da categoria Ano Coop

Agora que você conheceu os benefícios de participar do nosso prêmio, fique por dentro das regras da categoria Ano Coop para garantir a sua classificação e aumentar as suas chances de ser um vencedor ou uma vencedora. Tire as suas dúvidas a seguir!

Confira também os checklists da categoria Ano Coop, por tipo de material:

 

Quem pode participar?

Podem participar da categoria Ano Coop jornalistas que possuem registro profissional e diploma na área. Os candidatos devem atuar ou ter atuado, à época da divulgação das reportagens, em veículos de jornalismo do Espírito Santo.

 

Quais formatos são aceitos?

Podem concorrer à categoria AnoCoop trabalhos exclusivos produzidos por jornalistas nos seguintes formatos jornalísticos: jornalismo impresso, webjornalismo, radiojornalismo e telejornalismo.

Também serão aceitos artigos de opinião escritos por jornalistas e que tenham sido veiculados em jornais, revistas e portais de notícia capixabas.

 

Quais temas posso abordar?

Nesta categoria poderão ser inscritos conteúdos jornalísticos que permitam a exposição conceitual do cooperativismo e a reflexão sobre a inserção desse modo de produção no contexto socioeconômico e cultural capixaba.

Por se tratar de uma categoria especial, serão aceitas produções que abordem, como tema central, o conceito, a ideia, a forma de funcionamento e/ou os diferenciais do cooperativismo enquanto modelo de negócio.

Isso significa que os trabalhos deverão ter, como objetivo maior, atuar de forma pedagógica para levar conhecimentos sobre o movimento cooperativista, explicando o que ele é e mostrando os motivos que levaram as cooperativas a terem um ano dedicado a elas pela ONU.

Cases de cooperativas poderão ser utilizados para exemplificar os temas abordados no trabalho, desde que o enfoque seja o modo de produção cooperativista. Para essa categoria, entretanto, não há obrigatoriedade de citação de uma cooperativa capixaba registrada no Sistema OCB/ES.

Sugere-se o tema definido para o Ano Internacional das Cooperativas, “Cooperativas constroem um mundo melhor”, como um norteador. A sugestão, entretanto, não impede a concorrência de materiais produzidos sob outras abordagens, desde que respeitem as regras desta categoria.

Você também pode ter ideias ao consultar sugestões do nosso Banco de Pautas, um documento que já conta com mais de 50 indicações de pautas e contatos para facilitar a apuração.

 

Qual o prazo de veiculação e inscrição?

Serão aceitos materiais veiculados entre 11 de outubro de 2024 e 27 de setembro de 2025. Já as inscrições podem ser feitas no site do prêmio entre 1° de julho e 28 de setembro deste ano.

 

Onde posso publicar a reportagem?

Podem ser inscritas reportagens que tenham sido produzidas e publicadas em jornais e revistas impressas, sites de notícias, televisão, rádio ou plataformas de streaming de áudio ou vídeo de veículos de imprensa com sede no Espírito Santo. No caso dos artigos, eles podem ter sido publicados em portais, jornais e revistas.

 

Posso concorrer com mais de um trabalho?

Sim, desde que as pautas dos trabalhos sejam diferentes. Obedecendo a esse critério, o candidato pode inscrever quantos materiais quiser na categoria Ano Coop. Lembrando que ao inscrever o trabalho nesta categoria, não é permitido que o mesmo material concorra às demais.

 

Quais especificações técnicas o material deve apresentar?

Os critérios variam de acordo com o formato escolhido pelo candidato. No regulamento do prêmio, detalhamos os requisitos exigidos para cada tipo. Antes de começar a produzir ou inscrever o seu material, leia atentamente as páginas do documento que fazem referência ao formato pretendido.

  • Artigo: página 20
  • Jornalismo Impresso: página 15
  • Radiojornalismo: página 16
  • Telejornalismo: página 17
  • Webjornalismo: página 18

 

Quais arquivos são exigidos na inscrição?

Após realizar o cadastro no site do prêmio, o candidato deverá prosseguir com a inscrição do seu trabalho. Na categoria Ano Coop, são exigidos os seguintes documentos:

  • Diploma do curso de Jornalismo (ou certificado oficial de conclusão de curso) dentro da validade e contendo o nome do profissional;
  • Registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dentro da validade e contendo o nome do profissional;
  • Para produções de jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo e radiojornalismo, seguir a documentação estabelecida para tais categorias previstas no regulamento;
  • Para produção de artigo em plataforma impressa ou virtual, enviar reprodução da mesma página eletrônica em que o material foi publicado ou da página da revista ou jornal;
  • Link do material originalmente publicado (opcional);
  • Declaração assinada pelo editor ou similar confirmando a autoria, em caso de trabalho sem autoria expressa (acessar modelo);
  • Declaração assinada pelo editor ou similar confirmando a veiculação do trabalho dentro do prazo estabelecido (acessar modelo).

Nesta edição, os candidatos terão entre 00:00 do dia 7 de outubro de 2025 até 23:59 do dia 8 de outubro de 2025 (48 horas) para realizar os ajustes das documentações que necessitarem de correção.

Atenção! Todas as regras e informações sobre o 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) estão detalhadas no regulamento da premiação. Leia o documento atentamente antes de submeter o seu material.

 

Como me inscrevo?

A inscrição no prêmio é bem simples! Basta criar uma conta no site do 18° PJC, na área do inscrito e depois fazer o login com o seu e-mail e a senha que criou.

Na área do inscrito, você poderá inscrever quantos trabalhos desejar. Para cada trabalho, é preciso preencher os campos solicitados, anexando os documentos necessários e dentro das especificações técnicas informadas.

Após isso, você pode salvar seu trabalho como rascunho, se ainda quiser alterar alguma informação. Se tiver certeza de que está tudo certo, bata submetê-lo, mas lembre-se que não será possível fazer qualquer alteração após o envio definitivo.