Categorias
Fotojornalismo
A categoria que valoriza registros que capturam a essência do cooperativismo no Espírito Santo em um clique.
Telejornalismo
É repórter de TV e adora contar boas histórias? A categoria Telejornalismo é perfeita para mostrar o seu talento!
Radiojornalismo
O coop nas ondas do rádio! Uma categoria voltada para quem utiliza o poder da voz para emocionar e informar.
Webjornalismo
A categoria que valoriza quem usa o jornalismo online para informar com qualidade, em múltiplos formatos.
A categoria que valoriza registros que capturam a essência do cooperativismo no Espírito Santo em um clique.
Saiba maisÉ repórter de TV e adora contar boas histórias? A categoria Telejornalismo é perfeita para mostrar o seu talento!
Saiba maisUma categoria que reconhece o talento de estudantes de jornalismo. Comece a carreira sendo premiado!
Saiba maisO coop nas ondas do rádio! Uma categoria voltada para quem utiliza o poder da voz para emocionar e informar.
Saiba maisA categoria que valoriza quem usa o jornalismo online para informar com qualidade, em múltiplos formatos.
Saiba maisSe você é repórter cinegrafista e conta histórias jornalísticas na TV por meio de imagens, essa categoria é pra você!
Saiba maisA oportunidade perfeita para mostrar o poder de uma boa narrativa em texto e a força do jornalismo impresso!
Saiba maisA sociedade é quem decide! Entre os finalistas, os dois trabalhos com mais votos do público serão premiados.
Saiba maisUma categoria exclusiva da 18ª edição para comemorar 2025, o Ano Internacional das Cooperativas!
Saiba maisCronograma
Não perca nenhum prazo do 18º PJC! Confira as principais datas da edição e anote na sua agenda.
11/10/2024
a 27/9/2025
Veiculação dos materiais jornalísticos
1/7/2025
a 28/9/2025
Prazo de inscrições
7 e 8/10/2025
Período para ajustes da documentação
24/10/2025
Divulgação dos finalistas
27/10/2025
a 2/11/2025
Votação popular
7/11/2025
Cerimônia de premiação
FAQ
Não. O Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba é exclusivo para trabalhos jornalísticos que abordem, de forma direta, histórias, produtos, serviços, ações e projetos do cooperativismo capixaba realizados por cooperativas registradas junto ao Sistema OCB/ES.
Não. Podem concorrer à premiação somente trabalhos referentes às cooperativas registradas junto ao Sistema OCB/ES. Você pode conferir a lista de cooperativas no site do Sistema OCB/ES.
A categoria Fotojornalismo também recebe trabalhos de jornalistas formados, desde que tenham diploma e registro profissional. Entretanto, a categoria Cinegrafia é exclusiva para profissionais que tenham registro especificamente nessa área de atuação.
A proposta do PJC é valorizar e disseminar o cooperativismo na sociedade por meio dos veículos de comunicação. Por esse motivo, os trabalhos devem ter, como foco central, as cooperativas e as suas histórias. Desse modo, uma simples citação não atende ao requisito previsto em regulamento. Também não serão válidos trabalhos que abordem assuntos diversos e, apenas como fonte e/ou especialista, tragam profissionais das cooperativas de forma isolada.
Não. De acordo com o regulamento, o trabalho deverá ser submetido única e exclusivamente via perfil do seu autor, não sendo permitida a sua inscrição por outras pessoas, ainda que sejam amigos, familiares ou colegas de trabalho.
Não. O regulamento prevê que todos os trabalhos precisam ser veiculados entre o dia 11 de outubro de 2024 e 27 de setembro de 2025. O dia 28 de setembro (último dia de inscrição) é destinado apenas à conclusão do ato de submissão no site.
Não. O regulamento desta edição prevê um período de 48h para que os candidatos notificados façam ajustes na plataforma. A equipe organizadora irá enviar um comunicado aos candidatos, que terão de 00:00 do dia 7 de outubro de 2025 até 23:59 do dia 8 de outubro para fazer a correção identificada.
Não. A categoria Ano Coop, exclusiva da 18ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba, foi criada para celebrar a decisão da ONU de declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Considerando seu caráter especial, a categoria aceitará somente materiais produzidos por jornalistas (com diploma e registro profissional na área) que tenham o enfoque no modo de produção cooperativista e trabalhem o cooperativismo enquanto conceito. Cases de cooperativas poderão ser utilizados para exemplificar os temas abordados, mas não devem ser o enfoque central.